sexta-feira, 30 de março de 2012

1 X 2

Para além de ser o reino das paixões e da irracionalidade, o futebol caracteriza-se também pelos inúmeros lugares comuns que lhe estão associados. Frases como: "Não há equipas fáceis. Todos os jogos são complicados", "Só respeitando o adversário poderemos vencer", "Foi um jogo com duas partes distintas", "Vamos levantar a cabeça e pensar já no próximo jogo", "O balneário está unido" repetem-se à exaustão no discurso de treinadores e jogadores. Ultimamente novas expressões entraram de forma dominadora no léxico futebolístico. É o caso das "transições", da "pressão alta" (esta já com um bom par de anos) e, até, nas últimas semanas e forma caricata, os célebres "bloqueios".
Uma expressão "clássica" é a de que certo desafio "é um jogo de tripla".
Ora era precisamente esta imagem, retirada do velhinho totobola, que eu queria para aqui trazer aplicando-a não ao jogo de amanhã mas ao momento da época benfiquista.
Para os próximos três jogos do Benfica (Braga, Chelsea e Sporting) uma sequência de 1 X 2 seria, a meu ver, excelente. Queria dizer que venceríamos em casa o Braga, empataríamos em Londres e venceríamos o Sporting.
Ou seja, o Benfica seria eliminado da Liga dos Campeões mas ficaria muito próximo de vencer o Campeonato, uma vez que estou seguro de que o Porto perderá pontos contra aqueles rivais. Por outro lado, um empate em Londres, embora custando a eliminatória, culminaria uma presença muito positiva na Liga dos Campeões (quartos-de-final é sempre prestigiante para qualquer clube) com um resultado que não desmerece ninguém (um empate com o Chelsea em Londres é um bom resultado até para as equipas de topo do futebol europeu) e que deixaria a ideia de que com um pouco de sorte a eliminatória poderia ter pendido para o Benfica.
Sairíamos deste ciclo infernal reforçados no campeonato e na motivação e, a conseguir uns dias depois vencer o Gil Vicente e conquistar a Taça da Liga, no bom caminho para realizar a melhor época dos últimos 20 anos.

Claro que não é por eu o escrever aqui que este cenário se vai concretizar. A razão pela qual o escrevo é porque me parece importante que os benfiquistas percebam onde nos encontramos. É que, como disse antes, independentemente de alguns maus jogos e resultados que tivemos, nada está perdido. Há muito, mas mesmo muito, a ganhar. Está ao nosso alcance. Começa amanhã.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.