quinta-feira, 12 de abril de 2012

E Pluribus Unum


Os anglófonos têm uma expressão que hoje me veio à memória, a propósito do que ultimamente vem sendo feito ao Benfica: to add insult to injury. Uma tradução literal não funciona, pois injúria em português é o mesmo que insulto. Juntar insulto à agressão é uma hipótese mas uma tradução mais livre, deitar sal nas feridas, também exprime aquele conceito.
É isto que tem sido feito ao Benfica nos últimos jogos. Em Alvalade não marcar o penalty descarado de Polga e marcar um mais do que forçado a Luisão (dando-lhe o cartão amarelo e vindo a expulsá-lo mais tarde), mais do que nos prejudicar, é insultar-nos, gozar na nossa cara. Houve muito mais casos no jogo. Por exemplo, estou convencido de que Wolksvinkel parte de posição irregular no lance do  pretenso penalty, não ficando minimamente convencido com a única repetição do lance (dum ângulo oblíquo e enviesado). Por exemplo, João Pereira fez o possível e o impossível para ser expulso, tendo acabado apenas amarelado num lance em que Nélson Oliveira recebeu a mesma repreensão disciplinar. Isto depois de pisar, pontapear e insultar - diversas vezes. Por exemplo, Djaló sofreu várias entradas ilegais, para gáudio das bancadas e perante a complacência do árbitro, para quem nada passava. Comparemos o critério aplicado nessas jogadas com o que o árbitro usou no lance entre Luisão e Wolksvinkel e ficamos conversados.

Mas este rol de injustiças, trapaças mesmo - porque não dizê-lo -, veio, como se não bastasse, na sequência de muitas outras coisas. O quê? Dois penaltis por assinalar em Coimbra, o segundo sobre Aimar ainda transformado em falta contra o Benfica, expulsão inconcebível de Emerson por duas faltas absolutamente normais contra o Porto, golo em claríssimo fora de jogo do Porto na Luz, uma escandalosa arbitragem em Olhão (compare-se o abraço de urso sofrido por Jardel ao referido lance Luisão/Wolksvinkel ou a expulsão de Aimar à entrada de Toy sobre Javi Garcia) e,  juntando insulto à injúria, a suspensão inédita de Aimar por dois jogos, impedindo-o de jogar em Alvalade. Recordo ainda que contra Sporting acabámos nos dois jogos a jogar com 10, tal como na Luz contra o Porto.

Tenho que discordar de muitos benfiquistas quando dizem que se jogássemos melhor ganharíamos apesar dos "erros" dos árbitros. Peço desculpa mas os nossos jogadores não são super-homens. Os jogos contra o Benfica são já de si difíceis pelo empenho único que os adversários nele colocam e as tácticas ultradefensivas que adoptam. Ora, se as oportunidades que o Benfica cria são paradas ilegalmente e os árbitros nada assinalam, o desgaste psicológico começa a acumular-se e começam a faltar forças aos nossos atletas para combater tamanhas farsas.

Por isso considero que É INADMISSÍVEL QUE NOS RESIGNEMOS A QUE O BENFICA TENHA QUE JOGAR 2, 3 E 4 VEZES MAIS DO QUE O ADVERSÁRIO PARA PODER GANHAR. Sobretudo quando em certos jogos dos rivais são estendidas passadeiras.

Os nossos jogadores estão cansados? Pudera! Estão psicologicamente abatidos? Qual é o espanto?

Veja-se o estado de espírito de Maxi depois de uma destas actuações arbitrais:

http://www.youtube.com/watch?v=SbKVo1o9Gw4&feature=related

Esclarecedor. Ou recorde-se o que disse Artur após o jogo com o Sporting:

http://www.futebol365.pt/noticias/artigo.asp?id=58594&CAT=Nacional

A coisa é de tal ordem que os nossos defesas evitam até encostar aos adversários, quando dentro da grande área, com medo de que o árbitro tenha um pretexo para marcar penalty. Eles estão dentro de campo, sabem como é. Por isso a frustração e o cansaço acumulam-se.

Perante isto, os nossos adversários riem alarvemente e permitem-se fazer piadolas. No entanto continuam a falar de "colo", "andor" e "regime" e a referir-se indignados à "Taça Lucílio Baptista", que aconteceu há 3 anos atrás... Se um lance num jogo alimentasse para nós 3 anos de queixas, tínhamos nesta época matéria para todo o século.

Daí o meu apelo a todos os Benfiquistas que têm a paciência de me ler: não é hora de recriminarmos Jesus e os nossos atletas. Muito desapoiados pela estrutura do futebol, eles têm feito tudo para que possamos vencer. É HORA DE UNIÃO, de honrar o nosso lema. Já o disse e repito, o BENFICA NÃO PERDEU O CAMPEONATO. Se não o ganharmos é porque ele nos foi ROUBADO.

Tenhamos agora a força de nos manter de pé e honrar o nome do Benfica no que falta jogar na época. Tenho esperança de que até ao fim ainda possam estar reservadas algumas surpresas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.