sexta-feira, 13 de abril de 2012

O estranho caso de Paulo Pereira Cristovão

Estranho, caricato e patético. Mas também grave.
Há qualquer coisa de pérfido, doentio e simultaneamente trágico-cómico neste caso, que diz muito sobre a actual mentalidade sportinguista.
Senão vejamos.

Embora ainda estejamos no início e pouco se saiba, a principal acusação a este Vice Presidente do Sporting parece ser a de ter depositado dinheiro na conta de um fiscal de linha (José Cardinal), simulando que tinha sido o Marítimo (que jogava naquela altura com o Sporting) a fazê-lo. Posteriormente aparece uma carta "anónima" no Sporting que acusava o árbitro e o Marítimo de corrupção. O Sporting leva a carta à Polícia Judiciária que inicia a investigação que viria a acusar... Paulo Pereira Cristovão.

Há características da actual mentalidade sportinguista que creio ajudarem a explicar este caso.

Em primeiro lugar a vitimização. Falarei a seu tempo sobre as queixas do Sporting neste campeonato. Por agora bastará dizer que na primeira jornada, em Alvalade contra o Olhanense, foi mal anulado um lance a Postiga. Não se tratou bem de um golo anulado porque a jogada foi parada quando Postiga recebeu a bola e não quando rematou. Tal bastou porém para críticas de tal forma violentas por parte do Sporting que os árbitros se recusaram a apitá-lo na jornada seguinte. O fiscal era Cardinal.

Mas não foi por isso que este auxiliar foi o escolhido de Paulo Pereira Cristovão para simular um suborno. É que Cardinal esteve na tal - a célebre! - final da Taça da Liga de ... 2009. Sempre que falam de arbitragem, os sportinguistas vão buscar este caso, agora já com três anos. Que se passou numa competição que, de acordo com eles, nada vale... Pereira Cristovão armou assim uma cilada a Cardinal para "provar" a posteriori que quem beneficiara em tempos o Benfica era afinal um corrupto.

Nos enredos que os sportinguistas tramam, o vilão das suas histórias é sempre o Benfica. É o Benfica que os prejudica, que domina as arbitragens e controla os bastidores do futebol. Benfica que, em 20 anos ganhou... 3 (três) títulos de campeão. Quanto ao Porto, que no mesmo período ganhou 14 (catorze) campeonatos, pouco ou nada se ouve. Quem vê os comentadores de Sporting e Porto de mãos dadas em 80 ou 90% do tempo nos painéis de adeptos fica com a impressão de que estão ali representados dois pobres clubes que ano após ano são expoliados das vitórias que mereceriam pelo vilão Benfica.

Para os sportinguistas, o Benfica ser beneficiado (como foi nessa final da Taça da Liga, não temos problema em admiti-lo, sendo certo que o penalty nos deu o empate e não a vitória) é algo de escandaloso e hediondo, ao passo que ser prejudicado (como há menos de uma semana, de forma muito mais gritante), é normal e justificável pois "o Benfica também não merecia ganhar o jogo".

É um anti-benfiquismo que nada teria de especialmente criticável, se não se traduzisse numa mentalidade de submissão e vassalagem ao clube do norte.

Mas mesmo sabendo tudo isto, nunca pensei que a máscara sportinguista do "clube diferente", as pretensões de elitismo e superior educação e os ares afectados caíssem com tanto estrondo e tão depressa.

O que se passou é que a estratégia de vitimização e o anti-benfiquismo de Cristovão foram neste estranho caso levados ao extremo da esquizofrenia: simula-se o suborno de um árbitro para ilustrar como o Sporting é vítima, insinuando-se ao mesmo tempo subliminarmente uma possível ligação do Benfica ao caso. Admirável.

A ser verdade a acusação da PJ, este Vice Presidente do Sporting (sublinho que falamos de alguém que ocupava uma posição de chefia na estrutura do futebol) teve um dos comportamentos mais ignóbeis e miseráveis e simultaneamente mais ridículo, que jamais me foi dado ver. Isto depois de há uns meses, enquanto as bancadas da Luz ardiam, ter acusado o Benfica de receber os adversários em condições "pré-históricas".

O que Cristovão agora fez é, além de rebuscado e insólito, uma ilegalidade grave. É uma aleivosia indescritível e refinada, e, à sua própria e ínvia maneira, uma forma de corrupção. Mas atenção! Isto pode ser apenas a ponta do iceberg! O "Correio da Manhã" de hoje fala de uma operação montada por Cristovão para espiar os árbitros e as suas mulheres. Há a suspeita de que existia uma intenção de chantangear os árbitros. Teremos que aguardar por futuros desenvolvimentos.

O estranho caso de Paulo Pereira Cristovão ilustra afinal um grave desvio da mentalidade sportinguista, que hoje afecta infelizmente grande parte dos seus adeptos.

4 comentários:

  1. Há novos desenvolvimentos sobre o caso. O Correio da Manhã diz que há a suspeita de que as empresas de PCC espiavam os árbitros e as suas mulheres, com a possível intenção de descobrir factos comprometedores. Se para os denunciar se para os chantagear não sabemos. Por outro lado, o Diário de Notícias diz que a PJ está a investigar a possível conivência de Godinho Lopes com estas operações. O facto do Presidente do Sporting se encontrar em parte incerta enquanto decorriam as buscas em Alvalade terá aliás causado espanto dentro e fora do clube.
    Posto isto, parece no mínimo precipitado que os desportivos "Record" e "A Bola" tenham tão rapidamente vindo a terreiro garantir que nada pode acontecer ao Sporting em todo este processo. O mesmo se pode dizer do "mestre" Meirim, cuja parcialidade das doutas opiniões se começa a tornar por demais evidente. Tanto mais que a investigação está ainda numa fase preliminar e que se sabe que a tentativa de coacção dos árbitros é punível com a descida de divisão. Aguardemos serenamente.

    ResponderEliminar
  2. Não faz sentido a armadilha. Se havia o perigo de ser investigado não se mandava um indivíduo ser filmado no aeroporto e no banco. A fazerem a coisa assim às claras é porque estavam seguros de que não seriam investigados.

    Não vejo nada que indique não ter sido simplesmente um pagamento a um árbitro.

    ResponderEliminar
  3. Vamos ver no que a investigação dá... Já não digo nada... Depois do caso Apito Dourado, parece-me que a corrupção desportiva no nosso país pode ser, afinal, abençoada, com direito a conselhos matrimoniais e tudo...

    ResponderEliminar
  4. Uma correcção: o "Record" não diz que o Sporting não pode ser castigado. Diz exactamente o contrário (que corresponde aliás ao que eu penso): que o Sporting pode "sofrer sanções desportivas". Tudo depende do que vier a ser apurado. É um vice Presidente do clube pelo que as suas acções não se podem obviamente considerar como puramente individuais, caso contrário nenhum clube seria jamais condenado. Fica a correcção feita que só aumenta a minha estupefacção pela posição d' "A Bola".

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.