segunda-feira, 30 de julho de 2012

Judocas portugueses eliminados

Telma Monteiro perdeu hoje o seu primeiro combate, com uma judoca norte-americana (que havia vencido noutras três ocasiões) e está fora dos Jogos Olímpicos. É que não há repescagens nem segundas oportunidades.
Telma era favorita mas, excluindo os primeiros segundos, em que tentou entrar forte e atacante, nunca conseguiu encontrar o seu ritmo. Nenhuma das judocas pontuou durante o tempo normal de combate e foi-se para tempo extra, durante o qual qualquer pontuação dá a vitória imediata. Telma pareceu nervosa e pouco confiante, permitido à americana, que de início se limitou a defender-se, ir crescendo e ganhando a convicção de que poderia vencer o combate. Isso mesmo acabou por acontecer, através de um yuco (a pontuação mais baixa, 1/3 de ponto, acima da qual estão o wasari e ippon, que dá vitória imediata em qualquer momento do combate em que aconteça).
A nossa atleta, que tem ganho quase tudo internacionalmente, foi digna na derrota, ficando porém obviamente um sabor muito amargo pela eliminação logo no primeiro combate daquela que era a nossa principal candidata a uma medalha.
Seguidamente competiu João Pina. Ao contrário de Telma, Pina, não sendo favorito, fez um combate muito bom, em que foi muito agressivo e esteve perto da vitória. De facto em vantagem e à beira de vencer o combate, Pina foi projectado a apenas 40 segundos do fim pelo seu oponente ucraniano, que obteve um wasari e praticamente ganhou o combate, dado o pouco tempo restante.
Pode-se dizer que os atletas portugueses não foram felizes, pois, apesar do equilíbrio, Telma era melhor judoca que a sua adversária e acabou por perder quando as coisas não lhe correram bem e a confiança foi abalada, ao passo que Pina enfrentou um adversário muito forte e estando a vencer até ao fim foi surpreendido nos últimos segundos por um excelente golpe do seu adversário. Com uma ponta de sorte o desfecho dos dois combates teria sido o oposto.
Parabéns porém aos atletas, pois estar nos Jogos Olímpicos não é para qualquer um, apenas para atletas de élite que têm que trabalhar muito e sofrer muito para o alcançar. Perderam mas num outro dia farão melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.