terça-feira, 27 de novembro de 2012

Benfica deve rever prioridades - sistema e playstation

Depois de ver um golo anulado no jogo contra o Braga (provavelmente um caso quase único no futebol mundial, o de anular um auto-golo!) que nos retirou dois pontos, depois de ver serem marcados dois penalties inexistentes contra nós em Coimbra, depois do que se passou em Braga nesta jornada, penso que o Benfica deve rever as suas prioridades.

Jesus declarou que a prioridade este ano era o campeonato. Ora ganhar o campeonato, para usar uma expressão do próprio Jesus, só na playstation. Em Portugal só um pode ganhar o campeonato. Não percebo como os dirigentes do Benfica ainda não o entenderam.

Depois da nossa vitória em 2010, Pinto da Costa admitiu que tinha andado "distraído" e que a coisa não se repetiria. As duas épocas transactas demonstraram como ele estava a falar a sério. Depois de em 2010/2011, a "época de sonho" em que às primeiras jornadas o Benfica já tinha sido expoliado de 8 pontos e o Porto beneficiado noutros tantos, e de 2011/2012, em que valeu tudo nas últimas 11 jornadas, ficou bem claro como os árbitros já nem se preocupam em manter aparências. Todos assumem claramente quais as regras do jogo.

O Sporting aceita essas regras porque elas impedem o Benfica de vencer (seu maior pesadelo), o Braga aceita porque elas lhe permitem andar nos lugares cimeiros e os árbitros principais aceitam porque continuam a ter boas notas dos observadores e a qualificar-se para o estatuto de internacionais.

Fica o Benfica a falar sozinho, numa cruzada contra tudo e todos, porque num país subserviente, adulador dos vencedores, amorfo e onde impera a impunidade, as vitórias tudo branqueiam e justificam. No fim ganha sempre "o melhor", ainda que para lá chegar se atropelem todas as regras de equidade e elementar decência. O Porto até tem bons jogadores e de vez em quando até joga bem... Os "erros" dos árbitros "fazem parte do jogo". Ganhar justifica tudo, perder demonstra a fraqueza de quem se queixa.

Nesta medida, o Benfica deveria "esquecer" o campeonato, abandonar a sua pretensão de ser campeão.

O Benfica só conseguirá ser campeão quando for capaz de golear todos os adversários por 4 e 5 golos de vantagem e ainda vencer Braga, Sporting e Porto, mesmo com penalties, expulsões e golos anulados contra si. Convenhamos que, mais do que ser difícil, essa é uma tarefa quase impossível.

No ano passado, contra o Braga fora tivemos um penalty contra inexistente e uma expulsão perdoada ao adversário. Contra o Sporting fora tivemos um penalty inexistente contra nós, um existente não assinalado a nosso favor, uma expulsão perdoada (diversas vezes) a João Pereira e a expulsão de Luisão. Na Luz contra o Porto tivemos um golo contra em fora de jogo descarado e a expulsão injusta de Emerson.

Só quando formos um Barcelona ou um Real Madrid conseguiremos ultrapassar estas contrariedades e ser campeões.

Como isso não parece estar em vias de acontecer, o Benfica deve esquecer essa quimérica vontade de ser campeão.

Aqui as coisas já estão decididas à primeira jornada.

Proponho por isso que os dirigentes e profissionais do Benfica elejam como objectivo para a próxima época o ir o mais longe possível nas competições europeias. Ganhar a Liga dos Campeões não é muito realista mas fazer boas campanhas não o é. E essas campanhas valem milhões, que poderemos usar para manter boas equipas (não precisaríamos de muitos jogadores porque nos concentraríamos sobretudo numa competição com poucos jogos), praticar um bom futebol para oferecer espetáculos aos seus adeptos e ter uma situação financeira estável. Por outro lado, a Liga Europa já não é assim tão inacessível ao Benfica e uma vitória nessa competição garantiria também grandes receitas.

Perguntar-se-á o leitor: este texto é irónico ou é para ser levado a sério?

Honestamente não sei até que ponto esta ideia pode ser levada a sério. Mas sei uma coisa: nestas condições é impossível ganharmos. Só mesmo na playstation. E estarmos ano após ano a criar ilusões, indignarmo-nos com as vergonhosas arbitragens e os ridículos e injustos critérios do Conselho de Disciplina e a ficar constantemente frustrados com a indecência do futebol português é algo que só nos desgasta e entristece sem conduzir a resultado algum.

1 comentário:

  1. Muito bem ...... nao é possivel assistir a uma apatia , silencio e uma passividade confangedora dos nossos responsáveis .

    Nao consigo comprender ,tal actitude ....

    Será que somos obrigados a engolir com este sistema , todos os anos ???

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.