terça-feira, 6 de novembro de 2012

Pode o Sporting descer de divisão?

A probabilidade é mínima, mas o simples facto de se colocar mostra quão baixo desceu este histórico rival do Benfica. Mas, mesmo sendo mínima, a possibilidade existe - é real. Inclusivamente alguns sportinguistas já a admitem.

Existem dois factores que podem levar a este cenário calamitoso para o clube de Alvalade: a situação financeira e de tesouraria pouco menos do que desesperada; o facto da maioria dos jogadores do plantel não pertencer à SAD do Sporting.

Comecemos pelo segundo aspecto. Como já era sabido e Rui Santos mostrou em pormenor no último "Tempo Extra", o passe da quase totalidade dos jogadores adquiridos nas últimas duas épocas pertence, na sua maioria, a entidades estranhas (os tais fundos e "investidores" desconhecidos) ao Sporting. O que não se sabia é que em vários casos o Sporting detem apenas 10% dos passes. Isto gera uma estranha situação em que começa a tornar-se duvidoso quem é de facto o patrão dos jogadores. E, perante a realidade da desvalorização desses mesmos jogadores face a uma campanha desportiva absolutamente desastrosa (agravada pelas declarações de Verkauten de que alguns serão pouco profissionais ou terão pouca qualidade), é de admitir que alguns desses "investidores" ou "fundos" venham a querer colocá-los (talvez já em Janeiro) noutros clubes. Ou seja, é possível por esta via que o Sporting venha a perder jogadores a curto prazo. Elias é um dos nomes mais falados.

Quanto à questão financeira e de tesouraria, dizem alguns que ela pode entrar em ruptura nos próximos meses. Até Rui Oliveira e Costa (que, é bom não esquecer, ainda na época passada e na anterior fazia ataques violentíssimos ao Benfica e a António Pedro Vasconcellos) dizia no passado Domingo que o Sporting pode entrar a curto prazo (num cenário de demissão de Godinho Lopes) em incumprimento contratual e a permitir rescisões por justa causa de vários jogadores.

Aliás, já em Julho, Carlos Barbosa, ex-vice de Godinho Lopes e o primeiro a demitir-se da actual direcção, dizia isto: “O Sporting tem de perceber que a equipa que existe hoje não pode continuar, não há dinheiro para estes ordenados. É vender metade desta equipa, despachar os Elias desta vida, que custou uma fortuna ao Sporting... O Elias é extraordinário, mas nós não temos dinheiro para ter o Elias. O Sporting tem de começar de novo, lembrar-se dos tempos do Ronaldo, do Figo, apostar nos miúdos de 16 anos, correr com metade desta equipa para realizar dinheiro e pagar dívidas e depois estar quatro ou cinco anos em quarto, quinto ou sexto lugar".

Ou seja, por estas duas vias (a questão dos fundos e a correlata questão financeira), o Sporting pode, já a partir de Dezembro/Janeiro, perder alguns jogadores de um plantel que é já em si mesmo (considero-o desde o início da época) muito fraco.

Se este pior cenário se verificar, então nessa altura o Sporting enfrenta um risco real de descer de divisão. O que implicaria obviamente o seu fim como grande do futebol português. Pelo menos para os próximos 10 a 20 anos.

Mas há mais ainda. Há casos pendentes que podem agravar ainda mais a situação e tornar ainda mais insustentável a posição da actual direcção, com tudo o que implicaria a sua queda, em termos de confiança da banca, dos credores e dos "investidores". Já nem me refiro ao caso de Pereira Cristovão, na sua faceta mais visível e em relação ao que o CD da Federação tomou a decisão que tomou. Nem ao que o Sporting terá necessariamente que pagar ao Benfica pelo incêndio provocado na Luz. Refiro-me a outras coisas que se vão dizendo à boca pequena e a que Seara aludiu ontem, sem querer concretizar. Por exemplo às verdadeiras razões pelas quais já sairam Carlos Barbosa (que ia fazer do Sporting um Barcelona ou Real Madrid) e Luis Duque. Ou mesmo a esta notícia segundo a qual Rojo pode até ser preso.

A situação é a pior possível. A resposta ao título deste post só pode ser: sim, pode.

7 comentários:

  1. É impossivel o Sporting não ficar na I Liga. É que se o Sporting A descer o Sporting B deve subir. E ficará tudo na mesma ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o scp B nuna podera jogar na I liga. as equipas B´s não sobem de divisao ponto final.

      Eliminar
  2. Não só pode mas, sobretudo, DEVE.

    ResponderEliminar
  3. Poderia, se o CD da FPF não legitimasse a corrupção com o arquivamento a Pereira Cristovõ.
    Em termos meramente de campo, não creio, mas que vai lutar pela presença nas compeições europeias, lá isso vai.

    ResponderEliminar
  4. Jotas, em princípio é como dizes. Ou seja, em condições "normais", mesmo dentro da anormalidade em que se tornou aquele clube, o Sporting recuperará e poderá lutar por um lugar europeu.
    Mas o que eu tentei dizer no meu post é que neste momento há uma probabilidade elevada da situação se deteriorar ainda mais (demissões, rescisões, instabilidade ainda maior, eventual falta de liquidez na tesouraria). Num tal cenário, a possibilidade do clube estar a lutar para não descer seria, a meu ver, real. Nota que o Sporting tem 7 pontos em 8 jornadas. O ano passado o Feirense terminou com 24 pontos e o Setúbal, que terminou com 30 (média de 1 ponto por jornada, semelhante à actual do Sporting) só mesmo no fim garantiu a permanência. O Fluminense e o River Plate já desceram de divisão...

    ResponderEliminar
  5. Estou é preocupado com o Benfica e com a reeleição do Vieira, porque vai continuar tudo na mesma. A perdermos titulos de forma infantil e a sermos gozados pela agremiação corrupta de contumil.
    Quanto ao Sporting é problema dos lagartos e nem me aquece nem arrefece.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em primeiro lugar, não percebo bem o que significa estar preocupado com a eleição de Vieira.
      A eleição já passou. Vieira é o Presidente do Benfica. Mas por outro lado, eu também estou preocupado. Preocupado que alguns benfiquistas não percebam que o ambiente de guerrilha interna é auto-destrutivo. Na verdade é parte muito importante do que levou o Sporting à actual situação - e às vezes é bom olhar para o lado e aprender. Preocupado que alguns pareçam não perceber o lema do nosso clube. Preocupado que dê a ideia que alguns pareçam mais preocupados em ser anti-Vieira do que benfiquistas. Volto a dizer: Vieira é o Presidente do Benfica. Os sócios elegeram-no com uma maioria esmagadora. Por isso esse assunto só serve para desgastar e em nada beneficia os interesses do Benfica.

      Eliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.