quinta-feira, 9 de maio de 2013

Sir Alex Fergusson - lenda do futebol

Nos dias que restam da semana e tendo em vista distrair um pouco a nossa atenção do jogo decisivo de sábado - a bem da nossa sanidade mental - tentaremos também falar um bocadinho de outros assuntos da agenda futebolística que não o Porto-Benfica.

Já falámos de Mourinho ontem e hoje debruçamos-nos sobre a saída de Ferguson do Manchester United.



Trata-se indiscutivelmente de um dos maiores nomes das últimas décadas, que fez de um clube grande mas pouco ganhador num clube dominador no futebol inglês e dos maiores da Europa.

Com um estilo muito próprio, uma idiossincrasia muito forte e um esquema táctico muito claro, Ferguson conseguiu fazer a sua equipa jogar um futebol atacante, atractivo e vencedor, simultaneamente formando e afirmando vários jogadores no panorama europeu.

São da sua lavra, no sentido em que lhes deu projecção e dimensão, jogadores como: Ryan Giggs, Mark Hughes, Roy Keane, Paul Scholes, o louco Eric Cantona, os irmãos Neville, Denis Irwin, Peter Schmaichel, Beckam, a dupla Andy Cole-Dwight Yorke, Evra, Cristiano Ronaldo, Nani, Van Nistelrooy, Wayne Rooney, entre tantos outros, como Solskjaer, Stam, Rio Ferdinand, Vidic e Van der Saar. Fornadas e mais fornadas de grandes jogadores, lendas do futebol.

Curiosas são também as histórias relativas à forma como se dirigia aos jogadores no balneário: se não gostava da exibição de um jogador (sobretudo ao intervalo) dava-lhe o "tratamento de secador", quer dizer berrava-lhe tudo quanto pensava ao ouvido. Uma vez, irritado, atirou com uma bota a Beckam. Embora se pense que não o queria fazer, a chuteira atingiu mesmo o jogador inglês na cara, causando-lhe um olho negro. Mas era um grande formador e líder de jogadores.



Ferguson ocupa um lugar quase único como uma grande lenda do futebol, tendo conquistado pelo Manchester United 13 campeonatos, 5 F.A. Cups, 4 Taças da Liga e duas Ligas dos Campões para além de supertaças e outros troféus intercontinentais.

Como muitas vezes tem sido assinalado, Ferguson esteve vários anos no Manchester antes de conseguir ganhar um título de campeão: entrou a meio da época de 86/87, quando o clube era penúltimo, tendo acabado a época em 11º. Na época seguinte seria 2º mas na terceira época voltaria a terminar em 11º e na quarta (89/90) quase desceu de divisão, com adeptos e jornalistas a pedirem a sua demissão. O primeiro título surgiu porém precisamente nessa época, a FA Cup, título muito importante em Inglaterra, o que lhe poderá ter garantido a continuidade.

Na época seguinte (90/91), Ferguson conquistou a segunda Taça das Taças da sua carreira (a primeira fora ganha pelo Aberdeen da sua Escócia natal): o Manchester United bateu na final o Barcelona por 2-1 (curiosamente o Aberdeen vencera sob o seu comando o Real Madrid na final em 82/83 também por 2-1). Aqui chegado, e tendo terminado o campeonato inglês em 6º, Ferguson prometeu o título inglês para o ano seguinte.

Isso porém não aconteceu. Na sua sexta época como treinador do United, Ferguson ficou novamente em 2º, tendo vencido a Taça da Liga e a Supertaça Europeia.

No ano seguinte, em 92/93 finalmente chegou o primeiro campeonato, primeiro de muitos, apesar de ter chegado a estar em 10º lugar durante o mês de Novembro. O resto da história é mais conhecido: a primeira Champions surgiu em 99 e a segunda em 2008. Depois perdeu ainda duas finais em 2009 e 2011.

Ferguson em confrontos com o Benfica

Durante a sua carreira no Manchester United, Ferguson defrontou o Benfica por 6 vezes (todas na fase de grupos da Champions) e o balanço é favorável ao Benfica, apesar das estatísticas não o demonstrarem. Com efeito, o Benfica apenas vencer um desses jogos e empatou dois, tendo das outras 3 vezes Ferguson e o United saído vencedores. Em todos os jogos houve golos. No entanto, nas épocas de 2005/06 e 2011/12, o Benfica viria a passar aos oitavos de final, ao passo que o Manchester seria eliminado nessa mesma fase de grupos, precisamente pelo Benfica. Apenas em 2006/07 o Manchester eliminou o Benfica numa fase de grupos.

O histórico de resultados é o seguinte:

2011/2012Group CManchester United-SL Benfica2:2
2011/2012Group CSL Benfica-Manchester United1:1
2006/2007Group FManchester United-SL Benfica3:1
2006/2007Group FSL Benfica-Manchester United0:1
2005/2006Group DSL Benfica-Manchester United2:1
2005/2006Group DManchester United-SL Benfica2:1



Ferguson gostava de celebrar as vitórias com uma garrafa de vinho e de mascar chiclete durante os jogos. Nunca hesitou em dizer na cara aos árbitros o que pensava e muito menos aos jogadores. Tinha um temperamento único e foi um grande vencedor. O futebol terá muitas saudades suas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.