domingo, 22 de junho de 2014

Paulo Bento está a errar

Os resultados dos jogos disputados no grupo G sugerem que Portugal é a pior equipa.
Claro que estas coisas não funcionam linearmente assim, mas se pensarmos que Portugal foi goleado por uma equipa que depois empatou com outra (tendo estado a perder já bem dentro da segunda parte) e que essa outra anteriormente perdeu com os EUA, com quem jogaremos hoje, as perspectivas não são de facto as mais favoráveis para a selecção.
 
Para retificar o que aconteceu e para inverter a nossa actual classificação no grupo, teremos certamente que mudar. É isso que eu acho que Paulo Bento não terá interiorizado por completo, nomeadamente percebendo onde deveria mudar.

Se os jogadores são os mesmos, se a estratégia é a mesma, se a própria atitude contra a Alemanha foi correcta (como disseram os jogadores) apesar das coisas não terem corrido bem, então o que mudará nos próximos dois jogos (note-se que estamos praticamente obrigados a vencer ambos e que uma derrota em qualquer deles significa eliminação automática) para os resultados serem radicalmente diferentes?
 
Os jogadores não serão exatamente os mesmos (por via de lesões e castigos) mas por aí só poderemos mudar para pior: a ausência de Pepe e Fábio Coentrão (e se calhar até de Bruno Alves) tornará a selecção ainda mais fraca na defesa e muito "coxa" no flanco esquerdo.
 
Num ambiente de maior calor e humidade a dimensão física será ainda mais relevante e a persistência de Paulo Bento neste meio campo poderá a meu ver ser fatal.
 
Respeito as pessoas que têm convicções fortes e que não são influenciáveis. Penso que um homem se deve manter fiel às suas ideias mesmo quando outros, por diferentes razões, lhe dizem que deve mudar, se o próprio sabe porque decide como decide e está convicto daquilo que está a fazer.
 
Essas ideias e convicções devem porém ter sempre uma base e uma justificação racional.
 
Um Meireles que (não estando em causa o seu valor e dedicação à selecção) não tem condições físicas para dar ao nosso meio campo a necessária capacidade de pressão, aliado a um Veloso pouco acutilante e um Moutinho na pior forma que se lhe conhece na carreira, são a receita para o desastre. Paulo Bento está a insistir num erro.
 
No ataque já defendi que Postiga e os restantes avançados pouco acrescentam e que Ronaldo seria a melhor opção até porque isso permitiria a entrada de Vieirinha ou Varela, esses sim capazes de acrescentar agressividade ao nosso ataque e outra presença em todo o flanco, algo que Ronaldo, na forma em que está, não assegura, deixando o defesa esquerdo entregue a si próprio.
 
Ao insistir nestas opções (que para mim são erradas), Paulo Bento está a prepara-se para o fracasso.
 
Acho que esta equipa não dá garantias de coesão. O meio campo é lento e pouco combativo e o flanco esquerdo estará partido entre um defesa que pouco subirá (André Almeida tem muitas limitações a jogar na esquerda) e um avançado que (por evidente limitação física bem como pelas suas características) não recua para ajudar a defender. Postiga ou Éder por seu turno estarão muito sozinhos na frente e serão em geral presa fácil dos defesas.

Com Ronaldo no meio não só teríamos mais rotação na esquerda, pois Vieirinha, apesar de ser menos explosivo tem mais condição física e capacidade de subir e descer no flanco do que o actual Ronaldo, como teríamos, aí sim, um perigo constante no meio, sempre imprevisível e com um pontapé poderosíssimo, como é o nosso melhor jogador.
 
Espero estar redondamente enganado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.