quinta-feira, 16 de abril de 2015

Jogo crucial

O Benfica começa depois de amanhã a definir este campeonato. Estou seguro de que todos estarão conscientes da importância deste momento. Como assinalei antes, uma vitória no Restelo é meio caminho andado para o título. 

Neste momento a vantagem está toda do nosso lado. Vencer no Restelo significa que as coisas continuarão assim na jornada seguinte, na qual tudo se pode decidir. Uma vitória significa o título que ficará apenas a faltar confirmar matematicamente, um empate significa que, com 4 jornadas para disputar, o Benfica se poderá permitir uma derrota (por exemplo em Guimarães) sem que isso comprometa o seu primeiro lugar. Ou seja, mesmo um empate com o Porto deixar-nos-ia à beira do bicampeonato. Isto claro, na condição de vencermos no Restelo.

É um facto que tem havido uma discrepância grande entre o rendimento do Benfica em casa e fora. É evidente que quase todas as equipas jogam melhor em casa mas no caso do Benfica essa diferença tem ido do 80 ao 8, como aconteceu nas pálidas exibições contra o Paços e o Rio Ave. Nessa medida este jogo tem que ser abordado com muita atenção, muita seriedade e muita concentração. O Benfica precisará de ser muito frio e letal no aproveitamento das oportunidades. Recorde-se que o Sporting em duas visitas ao Restele esta época perdeu um jogo e empatou o outro in extremis com um golo nos descontos.

Mais seria importante conseguir resolver o jogo cedo se possível, de forma a Samaris, Sálvio e Jonas não correrem o risco de receber um amarelo que os afastaria do jogo com o Porto. Nenhum desses jogadores é neste momento "substituível", no sentido em que qualquer uma das opções para os respetivos lugares (Amorim ou Fedja, Ola John ou Gonçalo Guedes e Derley ou Johnathan) representaria (salvo uma surpresa positiva) uma perda de rendimento.

Por fim deixo uma nota sobre o Porto. O jogo de ontem surpreendeu-me pela qualidade que o Porto demonstrou, ao vencer de forma clara e merecida uma das melhores equipas do mundo (apesar de bastante desfalcada). Há demérito do Bayern, como se vê claramente nas péssimas exibições de Alonso e Dante e na inexistência de Mário Gotze. Mas há muito mérito do Porto que ontem demonstrou de facto a valia do seu plantel, avaliado pelo site transfermarkt em 212 milhões de euros. Isto só demonstra ainda mais como o Benfica tem feito uma grande época, dado que as soluções de que dispomos estão em muitos casos longe das do Porto.


Nota final: Lopetegui já nos habituou aos seus protestos, amuos e lamentos. Mas ontem resolveu ser original e sugerir uma coisa que eu não pensava possível: que o campeonato parasse quando o Porto joga as competições europeias. Deve ter sido isso que ele tinha em mente quando se queixou de que tinha de jogar dali a três dias dias e que isso não era bom para o futebol português. Enfim mais uma lição do iluminado aos aldeões. Comentários para quê?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.