sexta-feira, 10 de abril de 2015

O valor de um goleador

O goleador é uma espécie rara no futebol. Nas últimas duas décadas há no Benfica um nome que se destaca muito acima dos outros: Cardozo. 

Para se perceber bem do que estamos a falar, é preciso recordar que Cardozo é o 9º melhor marcador de sempre do Benfica com 172 golos em 293 jogos oficiais. Para encontrar um registo melhor é preciso recuar a Nené... Todos os outros nomes remontam a Torres e ao período anterior. Antes de Cardozo, o melhor marcador das últimas décadas era Nuno Gomes com 166 golos em 398 jogos.



Dividido por épocas, o paraguaio marcou 38 golos e teve uma média de 0,81 golos/jogo em 2009/10; 23 e 0,55 em 2010/11; 28 e 0,62 em 2011/12 e 33 golos; e 0,70 em 2012/13. São números arrasadores que mostram o que é realmente um goleador. Cardozo "não jogava nada", "só" marcava golos. Por isso foi muito incompreendido por alguns adeptos. Os números porém falam por si.

Em geral, pode-se considerar um verdadeiro goleador um jogador que marca no mínimo um golo a cada dois jogos. Médias acima dos 0,5 são excelentes, ao passo que um pouco abaixo, são mais comuns. A de Nuno Gomes, por exemplo, foi de 0,41.

Outro avançado importante no Benfica do presente é Lima. Na primeira época no glorioso, Lima marcou 30 golos em 53 jogos, uma média de 0,53 golo/jogo, uma média de goleador. Na segunda (ano passado) 21 golos em 51 jogos, 0,41. Este ano Lima tem 13 golos em 36 jogos, uma média de apenas 0,36. No entanto, ao analisar a sua prestação é preciso ponderar o excelente trabalho que tantas vezes este jogador faz (e o desgasta), derivando para as faixas, indo buscar jogo mais atrás ou até recuperando bolas. Lima, ao contrário de um goleador do tipo de Cardozo (tipicamente finalizador), sabe jogar com a bola nos pés e é capaz de criar oportunidades para os colegas. Como vimos, os números de Lima estão no limiar do goleador, quer dizer daquele jogador de quem se podem esperar golos em quase todos os jogos, que resolvem muitas vezes jogos que parecem bloqueados.

Isto leva-nos a um outro tipo de jogador, ainda mais raro do que o goleador, que é o goleador que também sabe jogar e fazer jogar. Esse tipo ainda mais raro é o tipo de Eusébio, Ronaldo Fenómeno e Cristiano Ronaldo, Rivaldo, Romário e, numa outra dimensão, mais modesta, Jonas.

Neste momento Jonas tem uns impressionantes 22 golos em 28 jogos. Uma média de 0,78 golo/jogo! É algo que se aproxima dos números devastadores de Cardozo em 2009/2010, o ano do "rolo compressor". E que Jonas sabe jogar e fazer jogar, ninguém pode ter dúvidas: as suas combinações com Gaitan, Sálvio e Lima, os seus recuos até ao meio campo para fazer equilíbrios e ir buscar jogo, os seus pormenores de classe. Jonas foi efectivamente uma excelente contratação. Que assim continue até ao fim do campeonato. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.