quinta-feira, 4 de junho de 2015

O novo treinador do Benfica

Ultrapassado o choque da saída de JJ para o Sporting, há que avançar para a solução e começar a trabalhar para que o futuro traga mais títulos.

A RTP diz que Rui Vitória já tem um acordo (também de 3 anos) com o Benfica mas as outras televisões são mais cautelosas e não dão o actual treinador do Guimarães como confirmado.

Parece relativamente claro que uma das razões para a saída de Jesus foi uma falta de sintonia entre clube e treinador relativamente ao rumo a seguir. Notícias claramente oriundas do campo de Jorge Jesus dão conta de que as contratações já feitas não tiveram intervenção do treinador. Por outro lado, Vieira deixou nos últimos tempos recados particularmente fortes relativamente à necessidade de apostar e tirar partido da formação.

Neste quadro de mudança de paradigma faz realmente sentido apostar num treinador com um perfil de Rui Vitória que já treinou as camadas jovens do Benfica. No entanto tem que se levar este exercício de planeamento do futuro um pouco mais longe. O Benfica vai apostar na formação em que termos? Uma aposta em criar os alicerces de uma equipa de futuro, projectando jovens para patamares superiores de competitividade? Uma aposta de futuro, sem pressão de ganhar títulos importantes nos próximos dois ou três anos?  Se for assim, Vitória pode ser o homem certo. Mas estarão os benfiquistas prontos para ver o clube voltar a ficar em 3º no campeonato?

Se a ideia não é esta, se a ideia é continuar a ter uma equipa competitiva que se bata e possa até ser superior à do Porto e continue a estar um patamar acima do Sporting, ganhando ou ficando perto de ganhar o campeonato, então temo que Vitória possa não ter experiência e capacidade para esses voos. Mais, Vitória está longe da realidade Liga dos Campeões e dos palcos das grandes decisões. Apesar de ser um bom treinador, poderá ser um novo Paulo Fonseca, alguém sem preparação (e se calhar sem estaleca) para estas andanças. O Benfica não é o Guimarães.

Se a decisão ainda não está definitivamente tomada, se não foi assumido um compromisso firme com Vitória, então o Benfica deveria a meu ver esperar e ver o que acontece com Marco Silva, porque esse sim, me parece o homem certo para substituir Jorge Jesus. Com equipas com recursos limitados e sem estruturas fortes a apoiá-lo, fez trabalhos notáveis no Estoril e no Sporting. Nesta época perdeu apenas um jogo com os "grandes" (no dragão) e bateu-se pela qualificação na Liga dos Campeões até ao último momento. No Estoril alcançou resultados históricos: subida de divisão, qualificação europeia, vitórias em Alvalade e no dragão e empate na Luz. Mas acima de tudo, Marco Silva coloca as suas equipas a jogar futebol e a mostrar personalidade e identidade nos vários jogos, incluindo os jogos com equipas mais fortes. E é benfiquista. Por todas estas razões, Marco seria a minha escolha. Espero que ainda estejamos a tempo de o contratar.

E deixo ainda um último argumento. O Benfica quis baixar o salário de Jorge Jesus para agora ir pagar uma indemnização de 1 milhão de euros ao Guimarães quando tem um treinador livre com a qualidade de Marco? Parece-me difícil de entender...




1 comentário:

  1. boa inada da tempo de contratar o treinador d o sevilha força ai vieira amigo companheiro da guerra contrata o unai emery

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.