segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Algumas questões

Rui Vitória, como qualquer treinador, é julgado pelos resultados. Quando estes são bons (e não me refiro apenas ao resultado dos jogos mas também à qualidade de jogo apresentada, que é o fruto do trabalho semanal) o treinador praticamente não é questionado. Quando são maus, como é o caso, o treinador tem que justificar as suas opções e explicar-se. 

É óbvio que Rui Vitória tem recursos limitados, nalguns casos mesmo muito abaixo do exigível para este nível. Como referi no anterior artigo, Nélson Semedo estava a disfarçar, com a sua grande qualidade de jogo, as carências ao nível dos laterais. Mas com a sua lesão, que não poderia ter vindo em pior altura, essas carências ficaram expostas ao limite. Foi pelas laterais que perdemos em Istambul e ontem também não ajudaram. 

Mas existem outros casos em que nos podemos questionar. O que se passa com Carcela? Não conta? O que se passa com Tarbaat? O que se passa com Cristante? Será que um jogador que é alegadamente tão apreciado e pretendido em Itália não tem sequer qualidade para ser opção a André Almeida? Não quero ser injusto, mas André comprometeu nos últimos dois jogos. Talisca e Djuricic estão a receber ordenado para quê?

Quanto a Fedja, o que se passou afinal? Qual a razão para a sua entrada? Para equilibrar o meio campo quando perdíamos por 3? E qual a razão da sua saída 20 minutos depois? O boletim clínico fala de um traumatismo no pé direito. Será isso uma razão para substituição sem sequer tentar recuperar o jogador? Não dá para entender!

Finalmente temos a questão da titularidade de Raul Jimenéz também muito questionável depois de uma exibição muito fraquinha na Turquia. Seria preferível (parece-me) um avançado mais fixo, mais forte fisicamente com mais presença na área. 

Mas como muitos assinalam, o principal problema não são os jogadores (ontem todos pareciam maus) mas os posicionamentos, as dinâmicas (ou falta delas) e a organização em geral. As "microdinâmicas" como Rui Vitória lhes chama, até podem existir nalguns casos, como as combinações no corredor direito antes de Nélson se lesionar ou entre Gaitan e Jonas, mas a dinâmica geral da equipa não existe. Não existe uma coordenação correcta entre sectores que ademais estão demasiado distantes. Isto pode funcionar nalguns jogos em que é preciso jogar muito recuado e procurar contra ataques (como aconteceu em Madrid) mas em geral é uma má estratégia. Os jogadores precisam de jogar mais juntos para fechar os espaços ao adversário. Ontem havia todo o espaço sempre que o Sporting recuperava uma bola (as famosas transições).


Quando assim é todos os jogadores jogam mal e por isso se diz agora que Jonas não esteve em jogo, tal como Gaitan e Gonçalo Guedes e que Luisão foi um desastre, para já não falar dos laterais e menos ainda de André Almeida. Aproveitou-se Samaris (que ainda assim esteve muito nervoso, precisamente porque tinha que andar a tapar buracos por todo o lado e ainda construir jogo).

Mas isso é normal quando a táctica não funciona e 11 jogadores não constituem uma verdadeira equipa. Por isso a contratação de jogadores em Dezembro (necessária) dificilmente resolverá os problemas deste Benfica.

Rui Vitória é uma boa pessoa, um profissional sério e um benfiquista que merece todo o respeito. No entanto a quantidade de problemas que tem para resolver parece-me exceder as suas capacidades. A sua análise ao jogo ontem deu a entender que não tinha percebido bem o que aconteceu à equipa e que estava em negação. Continua a dizer que "se fosse fácil não era para nós", algo que eu sinceramente não entendo, especialmente depois da triste figura que a equipa fez no jogo. É verdade que referiu que havia coisas para analisar (depois de levar 3 também não tinha outra hipótese) mas insistiu demasiado no "atípico" e na " falta de sorte".O Benfica perder 3-0 em casa com o Sporting não é falta de sorte. É incompetência. 

Mesmo admitindo que o Benfica não será campeão este ano, o 2º lugar é obrigatório. Neste momento estamos em 8º. Por isso Rui Vitória tem que trabalhar muito mais e melhor. Se não o conseguir então é melhor começar a fazer as malas.

1 comentário:

  1. verdade desportiva para uns e não para outros!!!! queremos a descida de divisões do SCP!!!!!! e qual o motivo? CASO CARDINAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.