sábado, 23 de abril de 2016

Agora vale tudo!

Eu pensava que já nada no futebol português me poderia surpreender mas evidentemente estava enganado.
Depois do ambiente inqualificável criado pelos dirigentes do Sporting, de permanentes insinuações, calúnias e ataques a tudo e todos, Pedro Proença, o presidente da Liga, esteve ontem em alvalade para um congresso. Declarou na ocasião que os agentes de futebol o deveriam defender e aqueles que denegrissem a competição deveriam ser penalizados. Até aqui tudo parece bem. Mas o mais surpreendente veio depois. O colega de universidade (e amigo) de Bruno de Carvalho disse em seguida que o Sporting "tem estado na vanguarda de um discurso diferente". Está tudo dito.
 
O Benfica tem que estar preparado para tudo. E tem que partir do pressuposto de que terá mesmo que vencer todos os restantes jogos para ser campeão.
 
Onde já se viu o presidente de um grande declarar a época acabada a 6 jornadas do fim? Onde já se viu uma equipa entrar em "pré-época" (?!?) a 6 jornadas do fim do campeonato, quando ainda tinha aliás condições para lutar pelo acesso direto à Liga dos Campeões? Quando já se viu um grande a fazer experiências e a rodar jogadores a 4 jornadas do fim? Isto é absolutamente surreal.
 
Pinto da Costa declarou que o Porto bateu no fundo, mas isso não é algo que se declare ou que se decida. Todos querem sempre melhorar e achar que o pior já passou, mas só o tempo e os factos podem dizer se é mesmo assim. Bater no fundo é ser goleado em casa por um rival e ficar em 6º ou 7º num campeonato. Este Porto ainda não está aí. Mas pode bem estar a caminho.
 
Isto para dizer que este Porto praticamente carregou no botão de autodestruição e que deverá ser atropelado pelo Sporting na próxima jornada. Depois disso o Sporting tem o jogo de Braga mas também aí as circunstâncias lhe são favoráveis na medida em que o Braga tem o seu campeonato feito e uma semana depois jogará a final da Taça de Portugal. Atendendo ao que aconteceu em Moreira de Cónegos e à defesa insólita de JJ ao fiscal de linha que validou o golo (depois de todos os ataques que o Sporting tem feito aos árbitros esta defesa é de facto o cúmulo da hipocrisia e desonestidade intelectual) e "ameaças ao observador, a mensagem está lançada. E se o Sporting precisar de vencer em Braga para ser campeão, vencerá de certeza. A bem ou a mal.
 
Proença veio ontem legitimar este discurso e dar força ao Sporting. Descodificada, a sua mensagem foi: o Sporting está a fazer bem, ouçam o que eles estão a dizer porque eles estão na linha da frente do poder.
 
O Benfica tem pois que estar preparado para as habilidades de Soares Dias amanhã. É a penúltima deslocação da nossa equipa e em teoria a mais difícil. O Rio Ave e Soares Dias procurarão enervar e provocar os jogadores do Benfica. Não tenham a menor dúvida sobre isso! Farão tudo o que fôr  possível para nos prejudicar. Em tudo o que for bola dividida, lance duvidoso, as coisas correrão sempre contra nós.
 
O Benfica tem porém um grande trunfo do seu lado: os adeptos e uma equipa que já deu esta época imensas demonstrações da sua classe. Agora terão que voltar a dar tudo, como fizeram em Braga, em Alvalade e em tantos outros campos nacionais e internacionais esta época. Vai ser mais uma guerra e nesta fase vale (quase) tudo. Os nossos atletas têm que entrar em campo bem conscientes disto e preparados para ser deliberadamente prejudicados sem deixar que tal afecte a sua concentração e rendimento.

3 comentários:

  1. Se a nossa equipa não entrar desconcentrada, como aconteceu contra Braga, Académica e Setúbal, vai ser um dos bons jogos do campeonato e do 35º Título...!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Principalmente não sofrer golos. Se eles de adiantarem no marcador, e eu já tenho receio daqueles golos sofridos nos primeiros minutos (ou segundos), as nossas hipóteses reduzem-se a quase zero. Porque nesse momento acaba o jogo e começa o anti-jogo em que alguns jogadores deles (Cássio,...) são especialistas.
      Muita concentração e inteligência são precisas.

      Eliminar
  2. fico muito espantado com a (não) reacção da direcção do Benfica que teima em armar-se em cavaleira mas que se perde este campeonato por causa das porcarias dos lagartos, terà muitas coisas para justificar perante os adeptos e socios: apos o que fez Rui Vitoria depois do fracasso da pré-temporada, eu acho a direcção muito meiguinha em aceitar que passem este tipo de discursos! Depois não se venham armar em vitimas!

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.